segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pluméria

Pela cor, pelo perfume e pela duração das flores mesmo depois de cortadas a pluméra é das arvores com flor que mais aprecio. Conheci-as em 1991 na Ilha da Madeira. Fiquei fascinado em 2006 na Costa Rica onde vi os mais lindos exemplares. Na Tailândia em 2007 encontrei uma imensa variedade de cores. Este ano não resisti e trouxe uma pequena estaca sem folhas da Indonésia e passados 15 dias o resultado é este.
Se esta estaca crescer e resistir ao inverno prometo oferecer uma estaca a quem tiver uma estufa ou uma área coberta onde possa crescer em segurança. No Algarve existem alguns casos de sucesso em locais públicos, segundo li na web. No resto do país talvez só em estufas se "safem". 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

4 de Agosto




Depois de se procurar e encontrar um local adequado para um compostor de folhas no campo de jogos, fomos visitar mais um jardim onde pudemos admirar uma anoneira e seus frutos.Pudemos também apreciar, de uma nova perspectiva, as buganvílias e jacarandás da vizinhança.
AVISO :A Lipor está na disposição de fazer, para nós, um curso de compostagem. Já há algumas pessoas interessadas mas precisamos de mais. Se houver alguém interessado é favor dizer.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Reuniões do Clube


A minha dona manda dizer que, apesar de não ter havido, neste mês, nenhuma reunião, o clube não encerrou para férias. Próxima reunião 5ª feira, 4-08-2011, às 11 H, como de costume, com o quórum que houver. Assunto: construção de compostor no terreno. Até lá.

domingo, 31 de julho de 2011

Cebolla de Figueres

Este primeiro exemplar que cultivei este ano tinha um sabor delicioso. As sementes vieram dos Picos da Europa nas Astúrias, foram compradas numa feira em Potes e garanto que dão-se bem por cá. A sementeira foi feita em Janeiro e coberta com folhas de fetos para proteger das noites frias, que este ano não houve, transplantadas com um palmo de altura, em Março e colhidas em Julho.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O meu ouriço-cacheiro


Olhem quem veio viver para o meu quintal!
Gosta muito de comida de cão, o cão não gosta nada. Não é bonitinho?
Mais lindo que o de Miramar,,,:):):)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Erinaceus europaeus

No domingo passado pelas 02h00 fui ao quintal da minha mãe em Miramar ver se descobria as lagartas que andavam a comer as folhas da rúcula quando passou um vulto arredondado na minha frente e se escondeu na sebe próxima.




Era um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) que assustado com a minha presença ficou enroladinho e confiante nos seus afiados espinhos. Levei-o até junto de casa para o fotografar e foi alvo da curiosidade dos gatos.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sexta reunião - 30 de Junho 2011







Hoje visitámos mais um jardim. Com um jacarandá que, se não tivesse dado tanta flor este ano, talvez não durasse muito. Assim continua a fazer sombra às numerosas plantas deste jardim, que já tinha muita por causa das numerosas àrvores da vizinhança.O maracujá aproveitou a estaca e subiu por ele acima, atrás do sol. 
A presença do cão também complica  a vida da jardineira pois tem de se dividir o espaço entre ele e as plantas.
A variedade e o número de plantas é impressionante: roseiras, aboboreiras, aromáticas variadas, um limoeiro, uma laranjeira, um marmeleiro, uma romãzeira, jasmim, begónias e muitas outras de que não sei o nome.
Esteve-se bem, com o calor de hoje, a falar de plantas, à sombra. 

S. João










Olhó balão!!!
Foram muitos e subiram todos!

quinta-feira, 16 de junho de 2011









Hoje, depois do encontro no campo de jogos, da urbanização, fomos visitar outro jardim. Não sei porquê, as fotografias não ficam por ordem, mas acho que dá para perceber. Este jardim tem dois cágados, que gostam muito de comer bicharada, e uma enorme variedade de plantas, incluindo um loureiro que está a começar a ficar grande demais. Há também uma bela colecção de aromáticas como podem ver.
A próxima reunião ficou marcada para 30 de Junho às 11 Horas.

Quarta Reunião, 9 de Junho 2011









Começámos as visitas aos jardins. Aqui a dona do jardim está sem saber se tira, ou não, esta árvore, que impede o crescimento da outra, que é mais bonita e ficou sem luz. Os donos dos jardins, quando os vão mostrar, só vêm os defeitos e as visitas só vêm as qualidades. Conversa-se bastante, tiram-se dúvidas e dá-se sugestões. Eu acho muito divertido...
Não são bonitas, estas rosas?

Terceira reunião 2 de Junho, 5ª feira às 11 Horas



Começámos a fazer as reuniões às 5ªs feiras por haver muitas pessoas que não podem aos sábados.